Páginas

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Postectomia ou Circuncisão: conhecer, fazer e entender



Tive fimose congênita até os 25 anos. 
Como sou da geração Y, minha infância e adolescência não foram resumidas em idas aos puteiros da vida para "romper" a pelinha como muitos de nossos pais e avôs. E mesmo que fosse esse o caso, eu não conseguiria porque o tipo de fimose que eu portava era o que não era possível expôr a glande com o pau duro ou mole (ereto ou flácido). Então, podem imaginar como isso foi um fator decisivo na minha estima e também desempenho sexual.



Mas depois de muito tempo pensando e refletindo, tentando entender as complicações de um procedimento desse, resolvi encarar a faca: através do meu convênio médico resolvi me submeter à cirurgia agora no fim de 2013. Para um cara que nunca tinha visto a cabeça do pau, foi um ato de coragem resolver deixar ele todo exposto na cueca e para quem quisesse ver e ~brincar~ com ele. Mas por questões de saúde e estética (estima, claro), me resolvi fazer e fui com a cara e coragem. 

Antes, porém, na consulta com um urologista aqui em São Paulo, tirei todas as minhas dúvidas possíveis. Afinal sou jornalista de profissão e perguntar não é meu problema. Fiz questões simples como sobre o procedimento era feito até questões mais pesadas do tipo "e a punheta, doutor?" e "quando vou poder voltar a trepar? aliás, vai mudar alguma coisa?"

E aí é que eu entendi que há diferenças simples mas significativas nos procedimentos para fimose.

Há a Circuncisão e Postectomia Moderna, pois antes a Postectomia também era realizada nos modelos circuncisos.

A circuncisão é compreendida em retirar toda a pele do prepúcio. Ou seja, o homem vai expôr para sempre a glande, a cabeça do pau. Também cirúrgico, o ato é onde se retira a pele que cobre a glande por inteira costurando a pele primária (essa que a gente vê) com a secundária (que a gente não via, mas os que tem prepúcio conseguem: é a pele que liga o prepúcio ao corpo do pênis). Nesse tipo de procedimento, o paciente leva vários pontos no corpo do pau logo atrás da glande e também no ferio, onde era a ligação do prepúcio ao corpo do pênis e que antes impedia de expulsar a glande no ato sexual ou para a limpeza adequada. 

O segundo tipo, a Postectomia Moderna é bem parecida com uma prepucioplastia. Nesse procedimento, se retira 2/3 de pele que impedia a glande de ser exposta e mantém o freio. Ou seja, o paciente não possui os pontos mais dolorosos e também consegue ter uma faixa de pele que protege a corôa da glande (aquela extremidade do pau que liga ao corpo). Porém, somente um médico pode afirmar qual procedimento é adequado para cada homem. A gente não pode já ir pedindo na consulta: "Dr, quero a postectomia moderna". No exame local ele vai pdoer constatar que tipo de cirurgia é adequada ao seu corpo. 



Depois quando eu entendi isso e o meu médico disse que iria fazer o segundo tipo, fiquei mais tranquilo, mas ainda assim cheio de medo do dia D da cirurgia. Com isso em mente e a maioria das minhas dúvidas sanadas, confirmei a data da cirurgia e fui pra casa cheio de conflito e de emoções mas corajoso.

Por isso é sempre importante ir à consulta médica sem medo ou vergonha. Os médicos estão para nos ajudar e principalmente para nos fazer ter uma vida sexual melhor. Além disso, nos proporcionar um bem-estar de saúde. 

5 comentários:

  1. Eu estou com medo, vou fazer agora no fim do mês de agosto. O Médico disse que vai retirar toda a pele, para não ter problema de dar coceiras etc... estou com medo mas já marquei a cirurgia.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou com medo, vou fazer agora no fim do mês de agosto. O Médico disse que vai retirar toda a pele, para não ter problema de dar coceiras etc... estou com medo mas já marquei a cirurgia.

    ResponderExcluir
  3. Meu filho fez ontem, a cirurgia foi super simples e rápida, vamos ver a recuperação que dizem ser bem dolorosa.

    ResponderExcluir
  4. Fiz dia 15 de outubro, sábado, hoje, terça feira, estou bem, o mais dificil foram as ereções de madrugada, ficar com o pau duro neta situação e como enfiar num saco de espinhos. me acordei com com, mas assim que meu pau se acalmou a dor passou... não sangrou. O meu médico receitou somente nebacetim, então eu exagero na pomada. eu mesmo faço o curativo. muita nebacetim, enrrolo com gaze, passo uma faixa e colo com micropore a faixa. só nao colo em mim o micropore pois me dá alergia.
    Se continuar assim, daqui uns 5 dias mais vai dar pra bater uma punhetinha. Aliás nem sei como vou fazer pra bater uma, sem pele. vou ter que descobrir uma técnica. alguem ai que já se operou poderia dizer... pois não tá fácil ficar.. 3 dias sem ejacular...controlando para o pau não endurecer... Hoje vou no ambulatório fazer curativo pois quero saber porque ficou roxo e ainda está inchado.

    ResponderExcluir
  5. Fiz a operação de postectomia a exatos 65 dias, tive um bom pós operatório, não senti dor alguma, somente qdo tive ereções nos primeiros dias, segui a recomendação do médico de não praticar o ato sexual por no minimo 30 dias, passando esse período tive minha primeira relação com 40 dias após a operação doeu um pouco, achei q ainda não estava bem cicatrizado. Aparentemente está bem cicatrizado, já passaram 60 dias e ainda incomoda com dor no ato sem preservativo. É normal essa dor e vou ter que me acostumar?

    ResponderExcluir