Páginas

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Dia da Cirurgia de Fimose (Postectomia)


ESSE POST É LONGO. MAS IMPORTANTE

Minha cirurgia de postectomia foi hoje cedo, pela manhã. Todos esses dias atrás eu mal consegui pensar em outra coisa ou pesquisar na internet informações sobre o procedimento. Principalmente, sobre o pós-operatório. 



A hora da minha cirurgia no hospital estava marcada para as 9h, mas meu médico só chegou às 10h. Ou seja, eu estava aos prantos de nervoso. Mal consegui dormir de ontem para hoje. Fiquei muito nervoso, mas todo o processo foi interessante e vou tentar descrevê-lo aqui.

Antes de tudo, ainda na consulta com o médico, pedi para que ele me sedasse. Então, eu não vi absolutamente nada do que aconteceu na sala de cirurgia. Isso é improtante e é o médico quem prescreve. O urologista que você se consultar precisa liberar uma receita com alguns medicamentos para a enfermaria do hospital que deseja operar, seja ele privado ou público.Neste caso, tirando dúvidas com o médico, eu perguntei e ele me garantiu que eu seria sedado. Tanto é que assim que a enfermeira apareceu no meu quarto do hospital, quando me internei pela manhã, a primeira coisa que perguntei foi sobre a sedação. E ela confirmou. Então, galera, não deixem de comentar isso com o seu médico.

1) Não adianta ficar nervoso. 
Eu fiquei nervoso à toa. Mal dormi de ontem para hoje e nada fez com o que a hora passasse mais rápido. Entendo que é uma pressão e tanta. Nada saia da minha cabeça que eu iria morrer ou que o médico erraria na minha cirurgia, teria de amputar o pau, essas coisas todas ruins: todas estavam na minha cabeça rsrsrs. O alívio foi a oportunidade de eu levar 2 familiares para o leito: minha mãe e minha irmã. Isso te acalma um pouco mais. Mas meninos, tentem relaxar. Mesmo. E não pensem bobagem. 



2) Pré-Cirurgia e Cirurgia
NO MEU CASO em que um convênio médico me deu direito à cirurgia no hospital particular de médio porte em São Paulo, tive o privilégio de ter um quarto de Day Hospital só para mim para o procedimento de postectomia. Caso seu convênio cubra, pergunte isso no SAC. Se você fizer em um hospital público, quando o médico pedir para você se internar para a cirurgia, será capaz que você divida o leito com alguns pacientes a mais (geralmente outros meninos/homens que farão a cirurgia). 

Neste caso, cheguei no hospital logo cedo e logo me internaram. Entenda internar em apenas disponibilzar um quarto com uma cama e tv. 40 minutos antes da cirurgia, apareceu uma equipe de enfermeiros que vieram a) medir minha pressão arterial, b) responder um questionário de alergrias, doenças hereditárias e outros assuntos de saúde e c) pedir para que eu tirasse toda a roupa e colocasse aquele roupão azul. Como estava com minha mãe, não me senti desconfortável em tirar toda a roupa na frente dela e colocar esse "macacão". E, sim, eu fiquei com o bumbum (rs) de fora e vocês também vão ficar (rs).

Minutos depois, eles voltaram já com a medicação pedida pelo médico (lembra que eu disse mais acima? então) que consistia em um soro fisiológico diferente desses que a gente tem acesso e alguns medicamentos, como antibióticos diretamente na veia. Para minha sorte, a enfermeira não conseguiu achar as veias dos meus braços, me furando todo e estourando todas as veias. Outro enfeiro teve de vir e achar na minha mão a veia para conseguir por o catéter. PRIMEIRA DOR: check



Isso tudo aí já foi feito comigo deitado na maca. Outro enfermeiro veio me perguntar das minhas necessidades, como se eu tinha me depilado (isso é importante, galera. Precisa se depilar antes do procedimento no púbis e no saco), se eu tinha feito número 2 recentemente, se eu tinha me masturbado naquela manhã (por conta de resquício de líquidos seminais no pênis) e se eu tinha tomado algum medicamento forte. Respondi e pronto, fui levado para a sala de cirurgia. 

(O mais legal é que até a sala, eu vi aquelas luzes no teto passando e passando e pasando rsrsrs... parece um filme mesmo).

Quando cheguei na sala de cirurgia, o médico já estava me esperando com sua equipe que advinhem: era toda a familia dele e ele me apresentou. A instrumentadora era a esposa dele (CONSTRAGIMENTO 1: check), o anestesista era filho dele (CONSTRANGIMENTO 2: check) e duas enfermeiras eram sobrinhas (CONSTRANGIMENTO 3: check). A esposa dele percebeu que eu estava nervoso e quase chorando de medo (literalmente, gente, quase chorando), veio tentar me acalmar dizendo que daria tudo certo. Logo em seguida, me transferiram da maca do quarto para a mesa do procedimento que extremamente esguia e estreita. Meus braços não cabiam na cama quadno esticados, apenas meu corpo. Então, colocaram dois braços na mesa e apoiaram-me como se fosse uma cruz.Introduziram um novo soro e o rapaz, filho dele, veio me explicar a sedação: seria posto antes das picadas da anestesia (que eram 3: duas na base do pênis e 1 na cabeça e são muito dolorosas). Ele aplicou a substância branca no soro e, de verdade, 1 minuto depois eu apaguei.


3) Pós-Operatório
Acordei 45 minutos depois com a maca do quarto parada entre alguns leitos de enfermaria ainda zonzo. Tinha um enfermeiro ao meu lado ajustando os catéteres do meu braço onde tinha mais soro com algum medicamento. Ali eu não sentia nada porque estava a) muito grogue e mal lembro direito do que aconteceu e b) ainda estava sob o efeito da anestesia local e da sedação. Apenas sentia um leve incomodo como se eu estivesse com a bexiga muito, muito, muito cheia e a vontade de mijar era incontrolável. Falei ao enfermeiro que estava sentindo isso e ele trouxe o papagaio, o instrumento de urina masculino. E nada. Fiquei assim por mais uns 20 minutos. Quando olhei meu pau, ele estava todo enfaixado com um microporo e muito sensível. Não tive coragem de pegar muito nele, porém não senti dor.


No quarto com minha mãe, eu estava meio grogue e meio zonzo então não vou lembrar direito do que aconteceu. Apenas que consegui, enfim, fazer xixi. E o incômodo que eu sentia era porque eu precisava ter ido ao banheiro antes do procedimento (fica a dica, galera). E eis a primeira surpresa: quando o jato de urina saiu, molhou o banheiro inteiro. Parecia um pirocóptero, alagando todo o banheiro que tinha no quarto.e ali eu senti um pouco de desconforto e não dor em si. Porém percebi que abaixo da minha cabeça, tinha uma gaze bem suja de sangue. Já fiquei meio apavorado. Daí em diante voltei pra cama. 

Eu voltei para o quarto umas 11h e recebi a comida do hospital que foi canja de galinha com suco de manga. E capotei. Acordei as 16h com minha mãe falando que eu precisava ir. Tirei o macacão azul e sentei na cama, por ordem da enfermeira que estava no quarto. Sim, fiquei pelado na frente dela (o que é de menos porque todo mundo ali na cirurgia viu meu pau revivendo das cinzas). Senti uma leve vertigem mas consegui me trocar. Como meu pau estava enfaixado, eu não senti a tal sensibilidade que dizem. Graças a Deus. 

Vesti a roupa, pus um chinelo (levei tudo isso numa mochila à parte), um shorts bem fininho de academia (esses de cunho bem safado, sabe?) efui embora com ajuda da minha mãe. Ando muitíssimo devagar porque eu senti um leve incomodo. Como se algo estivesse preso nele. Sorte a minha que eu ainda estava sob o efeito da anestesia.

Entrei no carro do meu pai e voltamos pra casa. Nos chacoalhões eu senti um pouco de dor, mas nada demais. Eu estava ainda meio grogue. Quando cheguei em casa, fui direto para a cama para descansar. Mas meu medico tinha recomendações para a minha mãe (por isso, é importante ir alguém junto) de pós-operatório. 

Em suma, a cirurgia foi tranquila. Todo o nervosismo que eu senti antes do procedimento não valeu de nada. Só fez a enfermeira estourar meus dois braços. Eu não vi e não senti nada. Apaguei. Tanto é que nem sonhei, eu simplesmente apaguei. Portanto, é importante ter o diálogo franco com o médico nas consultas que antecedem a cirurgia. Assim, a gente fica mais tranquilo. E você pode pedir a sedação e tirar sua dúvidas sobre o procedimento. No mais, é bem tranquilo. E ali no vamo-vê eu não senti nada. Não se sente nada.

12 comentários:

  1. Cara esse seu relato foi de grande ajuda ao que como eu vou enfrentar essa micro cirurgia,bastante encorajador,Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. E la vou eu fazer o meu amanha 6h da manha

    ResponderExcluir
  3. No seu foi sedação e no meu que foi local, não dá nem pra descrever a dor e situação. Foram umas 6 agulhadas e não cheguei a ficar internado. Porém até agora inchado aqui. Fiz a cirurgia no dia 2.

    ResponderExcluir
  4. Nossa bem diferente do meu procedimento! Pra começar que fiquei acordado o tempo inteiro. Mas não senti absolutamente nada. O que me incomodou fui um aparelho que deixou um cheiro estranho, como se estivesse queimando a pele. Mas não vi nada. Entre mim e os médicos um lençol Verde. E que bom que tinha este lençol, pois eu não queria ficar aterrorizado com a cena! Antes da cirurgia, logo cedo, ja Bati uma bronha de despedida, lavei bem e depilei antes da cirurgia. Cheguei lá, fiz o procedimento e já voltei logo em seguida. Já em casa tomei os remédios e estou agora deitado... achei o blog pois estava em duvida se poderia fazer xixi RS. agora Eu não posso nem tirar nem nem molhar meu penis ate amanha, quando farei um curativo na própria clínica... aliás, já estou liberado para trabalhar logo em seguida, no segundo dia. Depois do primeiro curativo feito por eles eu mesmo que vou fazê-los, também durante um mês ou até se soltarem os pontos pela cicatrização.

    ResponderExcluir
  5. Isso foi de um grande alívio. A minha começa segunda feira e estou aflito das complicações se eu sofrer ereção involuntária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai como foi cara conta, eu dei meu relato ai abaixo ainda vou ter que fazer

      Excluir
  6. Boa noite!
    Fiz minha postectomia hj completam 07 dias e ainda esta muito inchado e doendo as vezes.
    Tenho tido ereções involuntárias a noite e observo que sangra em.vários pontos.
    Me ajudem quando será que vou estar livre das dores e do inchaço? Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Boa noite!
    Fiz minha postectomia hj completam 07 dias e ainda esta muito inchado e doendo as vezes.
    Tenho tido ereções involuntárias a noite e observo que sangra em.vários pontos.
    Me ajudem quando será que vou estar livre das dores e do inchaço? Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Rapaz... que inveja. Minha anestesia foi local.. ou seja, senti aquelas malditas agulhas furando meu bilau.. acho que tive uma amostra da sensação de dor de parto... que dor fdp...

    ResponderExcluir
  9. Cara, eu vou ter que fazer essa cirurgia segunda feira vou la marcar, mas confesso que to com muito medo eu sou muito nervoso só fico imaginando o pior, tenho 21 anos sou muito tímido ate pra contar pra minha mãe foi difícil me conta se durante a cirurgia vc nao sente nada mesmo? Eu tenho todo esse medo que você sintou, eu sofro de ansiedade e com esse problema da fimose fico com muito medo pensando coisas na minha cabeça por isso até hoje nao fiz,e ainda mais que eu vou fazer pela rede pública, por favor me ajude?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara vc me descreveu todo agora kkkkk vou fazer a minha hj as 14:30 e to com as pernas bamba de tanta ansiedade, falei pra minha familia que era na virilia só por causa da vergonha kkkk

      Excluir